Iate Clube do Espírito Santo Iate Clube do Espírito Santo

FIQUE POR DENTRO



Cadastrado em 09/02/2026 às 00:00
Atualizado em 20/02/2026 às 10:39

Conheça o Marlim-Branco


MARLIM-BRANCO (Tetrapturus albidus)


O marlim-branco é uma espécie oceânica encontrada em águas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico. É o menor entre os peixes de bico mais comuns da pesca esportiva, atingindo frequentemente mais de 1,8 metro e peso superior a 70 quilos.


No Espírito Santo, esse peixe é presença constante nas saídas oceânicas ao longo da costa capixaba, considerada uma das mais produtivas do mundo para a pesca de espécies pelágicas. O recorde mundial dessa espécie é, desde 1979, do ICES! O pescador Evandro Luiz Coser capturou um exemplar de 82,5kg e 273 centímetros no dia 8 de Dezembro de 1979 em um equipamento de 30 libras.


A pesca é exclusivamente esportiva, com foco na captura e soltura. Utilizam-se equipamentos entre 20 e 50 libras, iscas naturais ou artificiais. A soltura deve ocorrer com o peixe ainda na água, e o uso de anzóis circulares é recomendado.


A espécie não está ameaçada, mas práticas sustentáveis são essenciais para manter o equilíbrio do ecossistema marinho.


Curiosidade: Apesar do nome, o marlim-branco apresenta coloração azul no dorso e prata no ventre. É chamado assim por ser mais claro em comparação ao marlim-azul.


➡️ Fique atento, vem mais conteúdo por aí!